Como a Clara trouxe mais transparência e agilidade nos processos financeiros da empresa

Sooper

Sooper + Clara

Introdução

Criada em 2021, por Rafaela Khouri, executiva especializada no mercado de investimento e gestão corporativa, a Sooper tem como missão ajudar pequenos e médios empreendedores e lojistas dentro de um segmento específico: os materiais de construção.

Hoje, pequenos e médios lojistas de materiais de construção têm uma vida difícil, gerenciando múltiplos relacionamentos com fornecedores manualmente e gastando muito tempo com ligações, visitas e catálogos físicos.

A solução oferecida pela Sooper auxilia os donos de negócios a comprar todos os materiais necessários, de um jeito fácil e conveniente, com entrega rápida e prazos de pagamentos confortáveis.

A Sooper tinha diversas formas de pagamento para adquirir esses materiais, burocracia demasiada em seus processos financeiros e falta de controle para reconhecer suas despesas corporativas. Por isso, implementou as soluções da Clara, para apoiar sua gestão de despesas corporativas.

 

  Sem a Clara     Com a Clara

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Processos manuais e atrasos na entrega de relatórios

 

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Automação digital e praticidade nos dados financeiros


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Diversas formas de pagamentos para adquirir materiais

 


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Cartões de créditos corporativos com rápida emissão


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Burocracia com procedimentos financeiros

 


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Agilidade e liberdade para definir limites de crédito


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Perda de controle para reconhecer despesas corporativas

 


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Visualização em tempo real de qualquer gasto dos cartões corporativos

Escolha Clara. Não custa nada, literalmente.

Problema

Atrasos e burocracias que impediam o crescimento dos negócios e da empresa

No início das operações da Sooper, os processos financeiros eram todos manuais e tomavam um tempo precioso dos funcionários. Esse cenário se intensificava ainda mais porque a empresa,  adquiria produtos de fornecedores para revender para seus clientes. A gestão de cada pedido, de cada material encomendado e do pagamento desses produtos era algo complexo, que dependia de PIX, transações bancárias e limites de crédito altos para apoiar no fluxo de produtos.

Como a empresa já contava com um crescimento constante devido a um aporte de U$ 5,7 milhões no início deste ano, era necessário ter visibilidade e clareza das despesas corporativas, além de agilizar os processos internos que envolviam gastos empresariais, reembolsos e custos com viagens corporativas.

Os processos manuais prejudicavam o controle dos pagamentos e a gestão financeira da Sooper. Como dependiam inteiramente das soluções financeiras de bancos tradicionais, a solicitação de um cartão de crédito corporativo, por exemplo, era burocrática e levava semanas, além de contarem com limites abaixo do necessário.

Esse cenário impactava diretamente na compra de suprimentos e materiais, que sofriam atrasos, prejudicando o avanço da empresa em oferecer uma melhor qualidade de serviço e experiência de seus clientes.

Além disso, com a gestão de despesas manual, o que prevalecia era a falta de agilidade, de controle e autonomia, impedindo o crescimento sustentável da empresa e uma gestão transparente das despesas corporativas.
Era necessário automatizar e digitalizar os processos financeiros.

Solução

Múltiplos cartões corporativos integrados a uma plataforma de gestão de despesa simples e eficiente, com processos ágeis e transparentes

Em busca de digitalizar e agilizar os processos financeiros da empresa, a Sooper passou a buscar uma solução que unisse método de pagamento com gerenciamento de despesas. A partir disso, encontraram na Clara a solução ideal para seus problemas, com a oferta de cartões de crédito corporativos, físicos e virtuais, vinculados a uma plataforma de gestão de gastos corporativos.

Logo após a implementação das soluções da Clara, a Sooper passou a utilizar os cartões de crédito corporativos para o pagamento de determinadas despesas. Ao longo do tempo, centralizaram praticamente todas as operações financeiras e gastos nos cartões de crédito corporativos Clara, o que permitiu visualizar e controlar os custos, além de extrair relatórios e gerenciar limites.

Atualmente, a maioria dos seus fornecedores são pagos através dos cartões de crédito corporativos Clara. Seus limites são diferentes para cada funcionário, de acordo com as necessidades de cada área, e da posição de cada executivo.

Com a utilização das soluções da Clara em seus processos financeiros, a Sopper ganhou mais controle das despesas e autonomia de investimento. Estabelecendo diferentes níveis de aprovações por área por funcionário, todos da empresa passaram a utilizar o cartão de crédito corporativo, sem a necessidade de solicitar diversas aprovações internas e lidar com burocracias.

As transações financeiras ganharam visibilidade e transparência com a plataforma da Clara. Centralizando as despesas de fornecedores, facilities e logística nos cartões de crédito, tornou-se viável acompanhar os custos em tempo real, além de extrair relatórios de despesas, analisando o gasto específico de cada área e como isso impactava a sustentabilidade financeira da Sooper.

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Resultado

Financeiro ágil, eficiente e avançado

A Clara trouxe maior agilidade para os processos financeiros da Sooper, sem burocracia e com transparência.

O time então ganhou tempo em produtividade, agora que não possuem mais barreiras limitantes do cotidiano financeiro. Com organização de despesas e limites de cada cartão de crédito corporativos, a aprovação das compras se tornou algo simples e rápido, além de permitir análises estratégicas de cada gasto realizado, o que apoia nas decisões financeiras da empresa.

A Clara agregou praticidade, rapidez e transparência, elevando o potencial da empresa em um crescimento exponencial. 

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A Clara deu mais visibilidade e controle de todos nossos gastos, centralizando a gestão em um único lugar.

 

Rafaela Khouri

CEO da Sooper

 

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